🏗️ Atualização cadastral para aumentar número de clientes engajados e vendas

Transformei um processo complexo em uma jornada simples e envolvente, que resultou em mais de 39 mil atualizações de dados e aumentou o engajamento no programa de fidelidade da Juntos Somos +.

🏢 Empresa

Juntos Somos Mais

🎯 Resultados
  • 39.490 dados atualizados no total

  • 15% da base de usuários atualizou seus dados

  • 55,5% das atualizações foram motivadas por campanhas promocionais

  • 33,23% de taxa média de abertura em comunicações durante o período

🗓️ Duração

3 meses (Abr – Jun 2021)

🧩 Papel

Especialista em UX Design (Design de Produto).

Fui responsável pelo diagnóstico, concepção e acompanhamento do novo fluxo de atualização cadastral para os participantes do programa de fidelidade.

📋 Principais tarefas
  • Benchmarking com foco em boas práticas de UX para atualização cadastral

  • Mapeamento de dados estratégicos para tornar o usuário “engajado” no programa

  • Criação do fluxograma ideal e dos layouts com abordagem passo a passo

  • Design de um card dinâmico na home com status de atualização

  • Acompanhamento dos resultados com o time de CRM e Produto

🔍 Contexto

O programa Juntos Somos + precisava garantir dados atualizados dos participantes — donos de lojas, gerentes e vendedores — para melhorar a personalização das campanhas e gerar mais engajamento com resgates e sorteios.

O problema era que a jornada de atualização de dados era confusa, pouco acessada e sem incentivo. Isso impactava diretamente a performance do programa de fidelidade.

O objetivo foi criar uma jornada mais clara, envolvente e motivadora, com estímulos e visibilidade para incentivar a atualização completa dos dados.

Problema a ser resolvido

Como criar uma jornada eficiente e engajadora para atualização de dados, aumentando a quantidade de cadastros completos e estimulando o engajamento com o programa de fidelidade?

Soluções entregues

  • Fluxo passo a passo com validações para:

    • Telefone (via SMS)

    • E-mail (com link de verificação)

    • Endereço completo com CEP

    • Categoria de atuação da loja

    • Cadastro de vendedores (para proprietários)

  • Card dinâmico na home do usuário:

    • Exibia percentual de preenchimento (0 a 100%)

    • Permitia retomada da atualização de onde parou

  • Campanhas de incentivo com sorteios de pontos e números da sorte

  • Mapeamento contínuo dos dados atualizados e comportamento dos usuários

🔧 Processo e Metodologia

  • Negócio

    • Identificação dos dados-chave para classificação de usuários engajados no programa

    • Parceria com CRM e Produto para definir os gatilhos de campanha e métricas

  • Pessoas

    • Entendimento dos perfis envolvidos (proprietários, gerentes, balconistas)

    • Criação de um fluxo que respeitasse o tempo e conhecimento digital desses públicos

  • Processos

    • Fluxograma detalhado do fluxo ideal

    • Layouts high-fidelity com foco em clareza e simplicidade

    • Desenvolvimento de componente visual com status de preenchimento

  • Comunicação

    • Campanhas com sorteios e pontuações extras

    • E-mails com mensagens claras sobre benefícios da atualização

  • Qualidade e eficiência

    • Testes internos para garantir que o fluxo estivesse fluido e responsivo

    • Acompanhamento dos dados de conversão e impacto das campanhas

📈 O que aprendemos

A combinação de UX estratégico com incentivo certo pode transformar um fluxo burocrático em uma alavanca de engajamento.
Campanhas bem direcionadas e um componente visual que mostra progresso foram chaves para o sucesso.

O projeto provou que o design pode ser um catalisador direto para resultados de negócio, além de melhorar significativamente a experiência do usuário.

Fluxo de telas

Telas em versão desktop de como ficou a experiência final de preenchimento

Card de status

Na Home Logada, foi inserido um card com status da atualização para informar e motivo o usuário ao preenchimento.