📊 Plano de Métricas de UX para promover cultura de dados de negócio
Estruturei um plano de métricas para o time de UX que fortaleceu a cultura de dados, demonstrou o valor do design com resultados concretos e aproximou UX das áreas de produto e negócio.


🏢 Empresa
Juntos Somos Mais
🎯 Resultados
Time de 0 para 7 designers acompanhando métricas de suas entregas
Aproximação entre UX, Produto e Negócio
CSAT de 80%+ em nova páginas de Meus Pedidos
Cross-sell com aumento de ticket médio em 39%
28% de aumento em pedidos com promoções de cross-sell
CSAT de 73% e insights de uso com a funcionalidade Pedido Rápido
🗓️ Duração
2 meses de implementação inicial (2024)
🧩 Papel
Coordenador de UX.
Como coordenador da área de UX, identifiquei a necessidade de demonstrar, por meio de dados, o impacto das nossas entregas. Conduzi a criação do plano de métricas, guiando o time no levantamento e acompanhamento de indicadores relevantes, promovendo visibilidade e colaboração com outras áreas da empresa.
📋 Principais tarefas
Diagnóstico da dor de stakeholders (falta de visibilidade sobre resultados de UX)
Criação da estrutura do plano com base no framework HEART (Google)
Organização e facilitação do preenchimento colaborativo via Miro
Orientação sobre como encontrar métricas acessíveis (Google Analytics, indicadores da empresa, Hotjar etc.)
Condução de reuniões quinzenais para apresentação e discussão dos resultados com stakeholders


🔍 Contexto
A área de UX era vista como pouco conectada a métricas, o que gerava a percepção de descompasso com os objetivos de negócio e produto. Essa visão era reforçada por feedbacks de PMs e stakeholders de negócio.
O objetivo era amadurecer o time em relação a dados, mostrar que UX também acompanha e se importa com resultados, e gerar oportunidades com base nas métricas coletadas.
❓Problema a ser resolvido
Como demonstrar que UX se importa com métricas e resultados, aproximando a área de Produto e Negócio, e promovendo decisões baseadas em dados?
✅ Soluções entregues
Plano de métricas estruturado no Miro, com orientações por squad
Uso do framework HEART para escolha de métricas viáveis e relevantes
Incentivo ao uso de dados acessíveis (GA, Hotjar, KPIs internos)
Reuniões quinzenais com apresentação dos dados coletados
Engajamento de outras áreas (Produto, Devs, Mkt, Negócio) nas conversas sobre impacto
🔧 Processo e Metodologia
Negócio
Levantamento dos principais indicadores já existentes e metas da empresa
Alinhamento com PMs para garantir que os dados seriam relevantes para as squads
Pessoas
Time de 6 designers atuando em squads da Loja Virtual (Acessos, Catálogo, Promoções, Checkout, Pós-venda)
Engajamento de outras frentes como fidelidade, que também passaram a adotar a iniciativa
Processos
Framework HEART como base para escolha das métricas
Reuniões quinzenais abertas para visibilidade e colaboração interárea
Foco em dados possíveis e de fácil acesso para manter a iniciativa leve e contínua
Qualidade e eficiência
CSAT acima de 80% na nova página de Meus Pedidos
+39% de ticket médio em vendas com cross-sell (squad Promoções)
+28% de pedidos com promoções após ajustes de transparência e mecânicas promocionais
CSAT de 73% para Pedido Rápido + descoberta de que 26% não sabiam da funcionalidade
Comunicação
Orientação ao time sobre como estruturar métricas e apresentar
Apresentação quinzenal para stakeholders para promover engajamento e visibilidade dos temas
📈 O que aprendemos
A criação de um plano de métricas colaborativo deu visibilidade ao impacto da área de UX, aproximou stakeholders e fortaleceu a cultura de dados.
A iniciativa mostrou que, com direcionamento e ferramentas acessíveis, é possível transformar a cultura de um time e gerar novas oportunidades a partir dos próprios dados.
Apresentação do Plano de Métricas de UX
Guia criado para orientar designers como criar um plano de métricas


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